top of page

CAMINHOS DA CHAPADA - 5 DIAS

Descubra a riqueza natural, cultural e histórica da Chapada Diamantina.

5 DIAS

Leve a moderado

CHAPADA DIAMANTINA:

A Chapada Diamantina, localizada no centro da Bahia, é um dos melhores destinos do Brasil para aventura e ecoturismo. Com cachoeiras, trilhas, cavernas e montanhas, oferece uma natureza surpreendente. Desconecte-se da vida urbana e mergulhe na cultura local com nossos pacotes. 


Guiados por nativos, você terá uma experiência única, conhecendo cada trilha, cachoeira e mirante, além de aprender sobre a cultura e biodiversidade da região. 


Reserve agora e embarque nessa jornada fascinante!

DESCRIÇÃO DO ROTEIRO:

DIA 1:   Trilha do Parque da Muritiba (Caldeirões do Serrano, Salão das Areias, Poço Halley, Cachoeira da Primavera, Mirante de Lençóis e Cachoeirinha)


Você será guiado por todo o parque prepare-se para se conectar com a fauna e flora locais conhecendo a Cachoeira da Primavera, Cachoeirinha, o Salão das Areias Coloridas o Mirante de Lençóis e o Rio Serrano. O Passeio conta com vários locais para banho, além de uma vista privilegiada de Lençóis!


Sobre essa aventura:

Dificuldade: Leve a moderado

Saída: 8:30h | Retorno: 14h

Caminhada média: 6Km total pelo Parque, caminhando sobre pedras a maior parte do tempo, com trechos de pedras soltas que exigem mais atenção.

Deslocamento de carro: sem deslocamento

Banho: Cachoeira da Primavera, Cachoeirinha e Poço Halley


DIA 2:  Cachoeira do Mosquito (por cima e por baixo) + Rio Mucugezinho + Cachoeira do Poço do Diabo


Cachoeira do Mosquito: Saindo de carro de Lençois por aproximadamente 40min chegamos ao ponto de início de uma caminhada de 30 minutos que nos leva até a Cachoeira do Mosquito um dos atrativos mais apaixonantes de Lençóis. Seu nome tem origem da época do garimpo e a grande quantidade de pequenos diamantes encontrados na região. Rio Mucugecinho: Em seguida Rio Mucugecinho, perfeito para relaxar e curtir a natureza. Cachoeira do Poço do Diabo: Prepare-se para se maravilhar com a grandiosidade do Poço do Diabo. A cachoeira é simplesmente espetacular, e a energia é maravilhosa.


Sobre essa aventura: 

Dificuldade: Leve 

Saída: 8:30h | Retorno: 17:30 

Caminhada média: 5km total. Na cachoeira do mosquito 3Km, sendo 1,5Km descida / 1,5Km subida íngreme degraus de escada. No Poço do Diabo caminhada sobre pedras e trechos curtos de subida e descida. Deslocamento de carro: 120Km (80 off-road) maior distancia entre os atrativos: 30km 

Banho: Cachoeira do Mosquito e Cachoeira do Poço do Diabo 

Pausa para almoço no restaurante da Fazenda do Mosquito


DIA 3: Trilha da Cachoeira do Sossego + Ribeirão do Meio


Uma das trilhas mais bonitas da região de Lençóis. Ideal pra quem gosta de aventura, com dificuldade moderada e trechos difíceis já que boa parte da trilha é feita pelo leito do rio, com trechos de subida e descida sobre pedras. A beleza exuberante do cenário compensa o desafio de chegar até lá. O grande poço da cachoeira de 60 metros permite um banho tranquilo, tudo em meio a um lindo cânion. Na volta desfrute de momentos relaxantes nas águas do Ribeirão do Meio, famoso pelo escorregador natural o local perfeito para nadar, se divertir e aproveitar a natureza. 


Sobre essa aventura:

Dificuldade: Moderada 

Saída: 8:30 | Retorno: 17h 

Caminhada média: 14km total (7km cada trecho). Os primeiros 3km de trilha e os 4km restantes sob as pedras, pelo rio. Exige bom condicionamento físico, atenção e disposição dos aventureiros. 

Na trilha não tem local para almoço, você pode incluir o Kit Lanche de Trilha R$30 por pessoa/por dia.


DIA 4: Gruta da Lapa Doce + Fazenda Pratinha + Gruta Azul + Morro do Pai Inácio


Gruta da Lapa Doce: Inicie sua jornada com a descoberta das fascinantes formações geológicas desta imponente gruta, repleta de estalactites e estalagmites. Um mergulho no coração da terra.  Prepare-se para se maravilhar com as águas cristalinas e a Gruta Azul da Fazenda Pratinha são um espetáculo da arte da natureza. Termine o dia subindo o espetacular Morro do Pai Inácio, desfrutando de uma vista panorâmica da Chapada Diamantina.


Sobre essa aventura: 

Dificuldade: Leve 

Saída: 8:30h | Retorno: 18:30 

Caminhada média: 6 km de trechos de rio, caminhando sobre as pedras, e trecho de subida e descida Morro do Pai Inácio e travessia da Gruta (1 km x 15m de altura). 

Deslocamento de carro: 150Km total. Maior tempo entre os atrativos: 50 minutos 

Banho: Fazenda Pratinha. 

Pausa pra almoço no restaurante da Fazenda Pratinha.


DIA 5:  Poço Azul + Poço encantado


Conheça os poços de águas azuis cristalinas mais famosos da região. Saída de Lençóis de carro até o Poço Encantado: Uma imensa piscina natural de água azul turquesa, dentro de uma gruta de calcário. Por um acesso ao interior da gruta, podemos ver o efeito do raio do sol que cruza o poço até o fundo, a 60 metros de profundidade. Neste poço não é permitido entrar na agua devido a conservação. Seguindo para o Poço Azul uma caverna alagada de águas cristalinas onde é possível fazer flutuação, e o acesso se dá através de uma escada de aproximadamente 60 metros em extensão. Equipamento para flutuação/mergulho incluso.


Sobre essa aventura:  

Dificuldade: Leve 

Saída: 8:30 | Retorno: 16h 

Caminhada média: 2Km, sendo descida e subida de escada nos dois poços. 

Deslocamento de carro: 320Km total. 

Banho: A flutuação no Poço Azul é feita com colete, máscara e snorkel. Para fazer a flutuação, é obrigatório tomar uma ducha e lavar o cabelo para retirar suor, e também os produtos químicos como creme, protetor solar, desodorante e outros. 

Pausa para almoço no restaurante do Poço Azul


A ordem dos passeios pode ser alterada de acordo com condições climáticas, logística e a formação de grupos.

 O QUE ESTÁ INCLUSO?

O QUE ESTÁ INCLUSO?
•⁠ ⁠Guias locais experientes
•⁠ ⁠Transporte para os passeios (buscamos e levamos até sua hospedagem em Lençóis)
•⁠ ⁠Entradas para os atrativos, taxas e transportes, quando necessários
•⁠ Colete salva-vidas, quando necessário.
•⁠ Flutuação com equipamento no Poço Azul

O que não inclui? Alimentação e hospedagem.

 O QUE LEVAR?

Lista de sugestão do que trazer para os dias de passeios: Se tiver dúvidas fala com a gente.

• Mochila pequena
• Roupas confortáveis e calçados apropriados para trilha (tênis ou bota). Camiseta e bermuda ou calça e camiseta, inclua pelo menos uma camiseta com proteção UV.
• Jaqueta ou casaco, útil nas noites ou manhãs mais frias.
• Capa de chuva ou jaqueta impermeável.
• Protetor solar, protetor labial, repelente, chapéu, óculos de sol
• Água recomendado garrafa de 1,5L
• Roupas de banho e toalha pequena
• Lanche leve e energético (frutas, barras de cereal, proteína, frutas secas)
• Sacos plásticos para lixo (princípio de "leave no trace"- não deixar rastros)
• MAIS IMPORTANTE, Boas energias!

bottom of page