Chapada Magica

Gruta da Fumaça, Pratinha, Gruta Azul, Morro do Pai Inácio. Cachoeira da Fumaça e Riachinho. Poço Encantado e Poço azul. Pernoite em Mucugê. Cachoeira do Buracão.

Os melhores atrativos dentro de um roteiro completo perfeito para você sentir a magia da Chapada Diamantina
Visitaremos o famoso Morro do Pai Inácio, a imponente cachoeira do Buracão e também vamos conhecer as cavernas. 4 días alucinantes com várias opções de banho e além disso passaremos uma noite na charmosa cidade de Mucugê.

Encante se com o espetáculo de luzes naturais dentro do Poço encantado e tome um banho nas aguas azuis dentro do maravilhoso Poço Azul.

Primeiro Dia - Grutas com Pai Inácio

Gruta da Fumaça, Pratinha, Gruta Azul, Morro do Pai Inácio. Pernoite em Lençóis.

Sairemos da cidade de Lençóis de carro em direção a Gruta da Fumaça, uma das mais famosas da região pela grande diversidade de formações rochosas como estalactites, estalagmites e espeleotemas. Na sequência, seguiremos para a Fazenda Pratinha. Conheceremos um rio que nasce no meio do sertão baiano, um oásis de águas tão cristalinas que propicia visibilidade ao mergulhador inclusive para enxergar peixes e tartarugas. Ótimo local para banho relaxante, com opções de snorkeling e tirolesa. Após almoço tradicional, em restaurante da própria fazenda, continuaremos rumo a Gruta Azul.  Local famoso pelo incrível efeito do sol penetrando na água gerando uma cor azul-elétrica fabulosa. Seguiremos em direção ao Morro do Pai Inácio, ícone da região com seus 1.160 m de altitude, onde poderemos contemplar o mais belo pôr-do-sol, considerado o cartão postal da Chapada Diamantina.  

Distância percorrida a pé: 5 km
Distância percorrida de carro: 150 km
Nível: 1 Leve
Duração: O dia Inteiro
Saída de Lençóis: 08h30
Retorno para Lençóis: previsão 18h30

Segundo Dia - Cachoeira da Fumaça e Riachinho

Sairemos da cidade de Lençóis pela BR 242 em direção ao Vale do Capão, onde acessaremos a trilha de 6 km até o topo da Cachoeira da Fumaça. Os primeiros dois quilômetros serão íngremes e após a subida a caminhada continua por um campo rupestre repleto de bromélias, cactos e orquídeas. Andaremos cerca de 4 km pelos Gerais e chegaremos ao mirante do Vale da Fumaça. A 380 m de altura no meio da natureza exuberante do Vale do Capão, contemplaremos a vista mais espetacular da Chapada Diamantina. Retornaremos pelo mesmo caminho e seguiremos de carro já em direção à Cachoeira do Riachinho para um banho relaxante. Voltaremos de carro a Lençóis. 

Distância percorrida a pé: 12 km
Distância percorrida de carro: 150 km
Nível: 4 Avançado
Duração: O dia inteiro
Saindo de Lençóis: 08h. 
Retorno para Lençóis: 18h30

OBSERVAÇÃO: Após três semanas sem chuva, a Cachoeira da Fumaça fica sem água.

Terceiro Dia - Poço Encantado e Poço azul. Pernoite em Mucugê. 

Sairemos da cidade de Lençóis pela BR 242 em direção à região sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina para visitar o fascinante Poço encantado. Um rio subterrâneo dentro de uma gruta que impressiona pelos 61 metros de profundidade e suas águas cristalinas que tornam possível visualizar o fundo do poço nitidamente. A magia do Poço Encantado se vê quando os raios do sol se infiltram na água formando um azul fantástico. Seguiremos para o Poço Azul. Este é uma gruta alagada onde é permitido tomar banho nas águas azuis tendo a sensação de estar em um grande aquário natural chegando a 25 metros de profundidade. Após o almoço no local, partiremos de carro rumo à cidade de Mucugê, onde passaremos a noite.

Informação importante do roteiro: No Poço Encantado não é permitido tomar banho nem o ingresso de menores de 12 anos. Melhor época para visitação do Poço Azul de abril a setembro, por conta da incidência de raio.


O atrativo Poço Azul, não permite reservas antecipadas a entrada é feita por ordem de chegada, por este motivo, pode ocorrer de ficarmos até 4 horas em fila de espera para conseguirmos flutuar.

Distância percorrida a pé: 2 km
Distância percorrida de carro: 140 km
Nível: 1 Leve
Duração: O dia inteiro
Saindo de Lençóis: 08h 
Retorno para Mucugê:  17h30

Quarto Dia - Cachoeira do Buracão.

Sairemos de Mucugê em direção ao Parque Natural Municipal do Espelhado, município de Ibicoara, que abriga a majestosa Cachoeira do Buracão. Chegando a Ibicoara, seguiremos de carro por 30 km na estrada de terra até o início do trekking. A trilha até a Cachoeira do Buracão é bem tranquila com terreno bastante plano na maior parte do trajeto e apresenta duas belas cachoeiras, Cachoeira das Orquídeas e a Cachoeira Recanto Verde. Seguiremos descendo pela trilha até chegar às margens do rio, onde começaremos a experiência mais fantástica do dia: flutuar em meio ao um cânion até chegar à tão esperada Cachoeira do Buracão. Depois do banho e contemplação, retomaremos a trilha rumo a um mirante onde poderemos observar a Cachoeira do Buracão por cima. Imersos numa atmosfera mágica, faremos um lanche e voltaremos pelo mesmo caminho para regressar à cidade de Lençóis.  

Distância percorrida a pé: 6 km
Distância percorrida de carro: 370 km
Nível: 1 Leve
Duração: O dia inteiro
Saindo de Mucugê: 08h 
Retorno para Lençóis:  19h

INCLUSO: Transporte. Guia local. Taxas de entrada nos atrativos. Seguro pessoal. Hospedagem em Mucugê. Alimentação: Almoço (1º dia, 3º dia), Lanche de trilha (2º dia; 4º dia), Café da manhã em Mucugê. 

Todos os passeios podem sofrer alterações devido ao clima como também podem ser adaptados às necessidades.

Caso você esteja só, nós da Diamantina Native Guide nos ocupamos de formar grupos.
Contate-nos para maiores informações caso queira fazer passeio privativo.

Solicite sua reserva AGORA mesmo!

LOGO Diamantina Native Guide white.png
WHATSAPP_2.png

55 (75) 99917-5448

55 (75) 99901-7289

Copyright © 2019 por Diamantina Native Guides - Todos os Direitos Reservados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • TripAdvisor - Círculo Branco