O melhor da Chapada Diamantina.  

Gruta da Fumaça, Pratinha, Gruta Azul, Morro do Pai Inácio. Cachoeira da Fumaça e Riachinho. Poço azul e Cachoeira do Mosquito.

Para quem quer conhecer este paraíso e tem pouco tempo disponível, reunimos os melhores atrativos da Chapada diamantina. Desceremos nas profundezas para conhecer as grutas mais famosas da região e subiremos numa caminhada de apenas 20 minutos ao majestoso Morro do Pai Inácio, a 1160 metros de altura. Chegaremos ao topo da segunda cachoeira mais alta do Brasil, a Cachoeira da Fumaça, de quase 400 metros de queda e tomaremos banho em lugares surpreendentes como o Poço Azul que nos encantará com sua beleza cênica.


Este roteiro é sem dúvida imprescindível para quem visita a Chapada Diamantina.

Primeiro Dia - Grutas com Pai Inácio

Gruta da Fumaça, Pratinha, Gruta Azul, Morro do Pai Inácio. Pernoite em Lençóis.

Sairemos da cidade de Lençóis de carro em direção a Gruta da Fumaça, uma das mais famosas da região pela grande diversidade de formações rochosas como estalactites, estalagmites e espeleotemas. Na sequência, seguiremos para a Fazenda Pratinha. Conheceremos um rio que nasce no meio do sertão baiano, um oásis de águas tão cristalinas que propicia visibilidade ao mergulhador inclusive para enxergar peixes e tartarugas. Ótimo local para banho relaxante, com opções de snorkeling e tirolesa. Após almoço tradicional, em restaurante da própria fazenda, continuaremos rumo a Gruta Azul.  Local famoso pelo incrível efeito do sol penetrando na água gerando uma cor azul-elétrica fabulosa. Seguiremos em direção ao Morro do Pai Inácio, ícone da região com seus 1.160 m de altitude, onde poderemos contemplar o mais belo pôr-do-sol, considerado o cartão postal da Chapada Diamantina. 

Distância percorrida a pé: 5 km
Distância percorrida de carro: 150 km
Nível: 1 Leve
Duração: O dia Inteiro
Saída de Lençóis: 08h30
Retorno para Lençóis: previsão 18h30

5km walk
150km car
level 01.png

Segundo Dia - Cachoeira do Mosquito com Poço do Diabo

Sairemos da cidade de Lençóis pela BR 242 em direção à Fazenda Santo Antônio, que abriga a maravilhosa Cachoeira do Mosquito. Em seguida, a pé faremos a trilha até a cachoeira por um percurso sem dificuldades que dura aproximadamente meia hora. Embora seja uma trilha curta, destacamos que ela é intensa em virtude de ser em declive e, principalmente na volta, por ser uma subida bastante acentuada. 
O próximo destino sera conhecer o Poço do Diabo, lugar mistico de imponente visual e águas escuras que oferece um banho revitalizante. 

Após o banho relaxante, retornamos a Lençois. 

Distância percorrida a pé: 5 km
Distância percorrida de carro: 60 km
Nível: 2 Moderado
Duração: Dia completo
Saindo de Lençóis: 08h00 
Retorno para Lençóis: previsão 18h30

12km walk.png
150km car
level 04.png

Terceiro Dia - Parque da Muritiba com Ribeirão do Meio

Começamos com o Parque da Muritiba pela parte da manhã. Através de uma caminhada de aproximadamente 15 minutos a partir do centro da cidade de Lençóis, chegaremos aos poços do Serrano, poços naturais que recebe as águas correntes do Rio Lençóis. Em seguida continuaremos por uma trilha arborizada por cerca de 10 minutos até a Cachoerinha, com belas formações rochosas e um poço de águas transparentes que propicia um banho delicioso. Logo após, a trilha segue subindo a serra aproximadamente 20 minutos em direção à Cachoeira da Primavera. 


Localizada entre pedras no ponto mais alto da serra, a Cachoeira da Primavera possui uma queda d’água que mede cerca de seis metros de altura sendo possível se banhar embaixo das suas águas para aproveitar uma boa massagem.


A próxima parada será no Mirante de Lençóis de onde se tem ampla vista para a Chapada Diamantina e para a cidade de Lençóis. Desceremos a serra para visitar o Poço Halley, uma pequena queda de água e um poço onde tomaremos um banho refrescante. As pedras planas e lisas que compõe o local o tornam um ponto especial para tomar um banho de sol. 


Ao final serão 10 minutos de caminhada até o Salão das Areias coloridas. Nele avistaremos um mundo especial de pedras com formas, cores e texturas exóticas. No retorno, já na saída do percurso pelo mesmo ponto inicial, aproveitaremos os poços do Serrano com suas piscinas naturais de profundidades variadas e águas de tonalidade escura, porém limpa e perfeita, para se refrescar e relaxar num banho delicioso em uma “hidromassagem” a céu aberto. 


Retornaremos pelo mesmo caminho até a cidade de Lençóis para almoçar uma tipica comida caseira da região.

Após o almoço, é momento de continuar nossa caminhada ate o Ribeirão do Meio, famoso por seu tobogã natural que é diversão garantida. O caminho se estende por uma trilha arborizada e relativamente plana. Após aproveitar a tarde, tomando banho e relaxando nos poços do ribeirão, retornamos a Lençóis pelo mesmo caminho. 


Distância percorrida a pé: 8 km
Nível: 2 Moderado
Duração: dia completo

12km walk.png
150km car
level 04.png

INCLUSO: Transporte. Guia local. Lanche de trilha. Taxas de entrada nos atrativos. Seguro pessoal

lunch
taxa

Todos os passeios podem sofrer alterações devido ao clima como também podem ser adaptados às necessidades.

Caso você esteja só, nós da Diamantina Native Guide nos ocupamos de formar grupos.
Contate-nos para maiores informações caso queira fazer passeio privativo.

Solicite sua reserva AGORA mesmo!

Obrigado! Mensagem enviada.