Clássicos da Chapada.  6 dias na Chapada Diamantina

Lugares a visitar: Parque da Muritiba com Ribeirão do meio. Grutas com Pai Inácio e pernoite no Vale do Capão. Cachoeira da Fumaça com Riachinho. Cachoeira do Mosquito com Poço Azul e pernoite em Mucugê. Cachoeira do buracão. Cachoeira do Sossego.

É a melhor opção para quem deseja conhecer os principais atrativos da Chapada Diamantina de norte a sul sem abrir mão do conforto. 
Visitaremos o imponente Morro do Pai Inácio, subiremos na parte de cima da Cachoeira da Fumaça, segunda mais alta do Brasil e flutuaremos no magico Poço Azul. 
Uma combinação perfeita de caminhadas moderadas e passeios leves visitando grutas fabulosas, deliciosas cachoeiras e poços naturais de água cristalina.
Uma verdadeira imersão na natureza com o conforto de pernoitar nas cidades e vilas mais belas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, conhecendo a história local além da grande biodiversidade da região.

Primeiro Dia - Parque da Muritiba com Ribeirão do meio com Pernoite em Lençóis

Lugares a visitar: Cachoerinha, cachoeira da Primavera, mirante de Lençóis, Poço Halley, Salão das Areias coloridas, Serrano e Ribeirão do Meio.

O Parque da Muritiba abrange diversos atrativos. Começaremos através de uma caminhada de aproximadamente 20 minutos a partir do centro da cidade de Lençóis, chegaremos até a Cachoerinha, com belas formações rochosas e um poço de águas transparentes que propicia um banho delicioso. Logo após, a trilha segue subindo a serra aproximadamente 20 minutos em direção à Cachoeira da Primavera, localizada entre pedras no ponto mais alto da serra.  Após se banhar embaixo das suas águas aproveitando uma boa massagem, a próxima parada será no Mirante de Lençóis de onde se tem ampla vista para a Chapada Diamantina e para a cidade de Lençóis. Desceremos a serra para visitar o Poço Halley, uma pequena queda de água e um poço onde tomaremos um banho refrescante. Ao final serão 10 minutos de caminhada até o Salão das Areias coloridas. Nele avistaremos um mundo especial de pedras com formas, cores e texturas exóticas. No retorno, já na saída do percurso pelo mesmo ponto inicial, aproveitaremos os poços do Serrano com suas piscinas naturais de profundidades variadas e águas de tonalidade escura, porém limpa e perfeita, para se refrescar e relaxar num banho delicioso em uma “hidromassagem” a céu aberto. Voltaremos para almoçar na cidade de Lençóis e continuaremos rumo ao Ribeirão do Meio a traves de uma caminhada arborizada e plana na maior parte do caminho. O Ribeirão do meio, a 3 quilômetros da cidade de Lençóis, conta com uma variedade de poços de águas refrescantes e é famoso por seu tobogã natural que é diversão garantida. Finalmente voltaremos pelo mesmo caminho a Lençóis. 

Distância percorrida a pé: 9 km
Nível: 2 Moderada
Duração: O dia inteiro.
Saída de Lençóis: 08h30
Retorno para Lençóis: previsão 18h30

Segundo Dia - Grutas com Pai Inácio 

Sairemos da cidade de Lençóis de carro em direção a Gruta da Fumaça, uma das mais famosas da região pela grande diversidade de formações rochosas como estalactites, estalagmites e espeleotemas. Na sequência, seguiremos para a Fazenda Pratinha. Conheceremos um rio que nasce no meio do sertão baiano, um oásis de águas tão cristalinas que propicia visibilidade ao mergulhador inclusive para enxergar peixes e tartarugas. Ótimo local para banho relaxante, com opções de snorkeling e tirolesa. Após almoço tradicional, em restaurante da própria fazenda, continuaremos rumo a Gruta Azul.  Local famoso pelo incrível efeito do sol penetrando na água gerando uma cor azul-elétrica fabulosa. Seguiremos em direção ao Morro do Pai Inácio, ícone da região com seus 1.160 m de altitude, onde poderemos contemplar o mais belo pôr-do-sol, considerado o cartão postal da Chapada Diamantina. Passaremos a noite no Vale do Capão.

Distância percorrida a pé: 5 km
Distância percorrida de carro: 150 km
Nível: 1 Leve
Duração: O dia inteiro
Saída de Lençóis: 08h30
Retorno para o Vale do Capão: Previsão 18h30

Lugares a visitar: Gruta da Fumaça, Pratinha, Gruta Azul, Rio Mucugeçinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio. 

Terceiro Dia - Cachoeira da Fumaça com Riachinho com pernoite em Lençóis.  

Após o café da manhã, acessaremos a trilha de 6 km até o topo da Cachoeira da Fumaça. Os primeiros dois quilômetros serão íngremes e após a subida a caminhada continua por um campo rupestre repleto de bromélias, cactos e orquídeas. Andaremos cerca de 4 km pelos Gerais e chegaremos ao mirante do Vale da Fumaça. A 380 m de altura no meio da natureza exuberante do Vale do Capão, contemplaremos a vista mais espetacular da Chapada Diamantina. Retornaremos pelo mesmo caminho e seguiremos de carro já em direção à Cachoeira do Riachinho para um banho relaxante. Voltaremos de carro a Lençóis. 

Distância percorrida a pé: 12 km
Distância percorrida de carro: 150 km.
Nível: 1 Leve
Duração: O dia inteiro
Saindo de Lençóis: 08h 
Retorno para Lençóis: 18h30

Observação: Após três semanas sem chuva, a Cachoeira da Fumaça fica sem agua.
                                                       

Quarto Dia - Poço azul e Cachoeira do Mosquito com pernoite em Mucugê. 

 
Sairemos da cidade de Lençóis pela BR 242 em direção à região sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina para visitar o fascinante Poço encantado. Um rio subterrâneo dentro de uma gruta que impressiona pelos 61 metros de profundidade e suas águas cristalinas que tornam possível visualizar o fundo do poço nitidamente. A magia do Poço Encantado se vê quando os raios do sol se infiltram na água formando um azul fantástico. Seguiremos para o Poço Azul. Este é uma gruta alagada onde é permitido tomar banho nas águas azuis tendo a sensação de estar em um grande aquário natural chegando a 25 metros de profundidade. Após o almoço no local, partiremos de carro rumo à cidade de Mucugê, onde passaremos a noite.

Distância percorrida a pé: 2km
Distância percorrida de carro: 280km
Nível: Leve
Duração: Dia Inteiro

Saída de Lençóis: 8h
Retorno para Lençóis: 18h









 

Quinto Dia - Cachoeira do Buracão

Sairemos da cidade de Mucugê em direção ao Parque Natural Municipal do Espelhado, município de Ibicoara que abriga a majestosa Cachoeira do Buracão.

Chegando em Ibicoara, seguiremos de carro por 30 km na estrada de terra até o início do trekking. A trilha até a cachoeira do buracão é bem tranquila com terreno bastante plano na maior parte do trajeto. Caminharemos por 1 hora nas margens do rio Espelhado pudendo apreciar diversas espécies de orquídeas e bromélias. Logo na frente chegaremos na linda Cachoeira das Orquídeas. Após a caminhada pelo leito do rio, começaremos a descer e seremos surpresos pela Cachoeira Recanto Verde, que surge por entre as rochas e forma um cenário de tirar o fôlego. 

Seguiremos descendo pela trilha até chegar nas margens do rio, onde começaremos a experiência mais fantástica do dia: flutuar em meio ao um cânion até chegar na tão esperada Cachoeira do Buracão. 

Depois de passar um bom tempo no poço nadando e contemplando a beleza do lugar, retomaremos a trilha rumo a um mirante onde poderemos observar a Cachoeira do Buracão por cima. Imersos numa atmosfera mágica, faremos um lanche e voltaremos pelo mesmo caminho para regressar à cidade de Lençóis. 

Distância percorrida a pé: 12 km
Distância percorrida de carro: 150 km.
Nível: 1 Leve
Duração: O dia inteiro
Saindo de Lençóis: 08h 
Retorno para Lençóis: 18h30

Sexto Dia - Cachoeira do Sossego

Sairemos de Lençóis a pé numa caminhada de 7 km, ideal para quem gosta de caminhadas mais atléticas, já que se prolonga por até três horas em meio a subidas, descidas com um trecho de 2 km onde será necessário andar sobre pedras no leito do Rio em uma aventura emocionante. No decorrer da trilha é possível avistar inúmeros vestígios da época do garimpo de diamantes. Prosseguiremos pelo leito do rio Ribeirão dentro de um cânion alto e estreito com paredes fabulosas que mostram muito bem a composição das rochas dessa serra. Finalmente chegaremos ao Poço Do Sossego e sua bela cachoeira para desfrutar de um banho revigorante e um delicioso lanche de trilha.

O retorno será em sua maior parte pelo mesmo caminho. Faremos uma parada para refrescarmos no Ribeirão de Cima.Os últimos quilômetros de volta se estendem por uma trilha arborizada e relativamente plana até a cidade de Lençóis.
 
Distância percorrida a pé: 14 km
Nível: 4 Avançado
Duração:  9 horas
Saída: 08h 
Retorno: 17h30

Incluso:

  • Transporte 

  • Guia local

  • Hospedagem em Mucugê e no Vale do Capão.

  • Alimentação: Almoço: 1ºdia, 2°dia, 4°dia, Lanche de trilha: 3° e 5° dia. Cafe da manhã em Mucugê e no Vale do Capão.

  • Taxas de entrada nos atrativos.

  • Seguro pessoal

Não incluso:

  • Hospedagem em Lençóis

  • Bebidas

  • Itens não mencionados em incluso

Todos os passeios podem sofrer alterações devido ao clima como também podem ser adaptados às necessidades.

Caso você esteja só, nós da Diamantina Native Guide nos ocupamos de formar grupos.
Contate-nos para maiores informações caso queira fazer passeio privativo.

Solicite sua reserva AGORA mesmo!

LOGO Diamantina Native Guide white.png
WHATSAPP_2.png

55 (75) 99917-5448

55 (75) 99901-7289

Copyright © 2019 por Diamantina Native Guides - Todos os Direitos Reservados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • TripAdvisor - Círculo Branco