Os imperdíveis da Chapada

Gruta da Fumaça, Pratinha, Gruta Azul, Morro do Pai Inácio. Cachoeira da Fumaça e Riachinho. Poço azul e Cachoeira do Mosquito.

Para quem quer conhecer este paraíso e tem pouco tempo disponível, reunimos os melhores atrativos da Chapada diamantina. Desceremos nas profundezas para conhecer as grutas mais famosas da região e subiremos numa caminhada de apenas 20 minutos ao majestoso Morro do Pai Inácio, a 1160 metros de altura. Chegaremos ao topo da segunda cachoeira mais alta do Brasil, a Cachoeira da Fumaça, de quase 400 metros de queda e tomaremos banho em lugares surpreendentes como o Poço Azul que nos encantará com sua beleza cênica.

Este roteiro é sem dúvida imprescindível para quem visita a Chapada Diamantina.

Primeiro Dia - Grutas com Pai Inácio

Gruta da Fumaça, Pratinha, Gruta Azul, Morro do Pai Inácio. Pernoite em Lençóis.

Sairemos da cidade de Lençóis de carro em direção a Gruta da Fumaça, uma das mais famosas da região pela grande diversidade de formações rochosas como estalactites, estalagmites e espeleotemas. Na sequência, seguiremos para a Fazenda Pratinha. Conheceremos um rio que nasce no meio do sertão baiano, um oásis de águas tão cristalinas que propicia visibilidade ao mergulhador inclusive para enxergar peixes e tartarugas. Ótimo local para banho relaxante, com opções de snorkeling e tirolesa. Após almoço tradicional, em restaurante da própria fazenda, continuaremos rumo a Gruta Azul.  Local famoso pelo incrível efeito do sol penetrando na água gerando uma cor azul-elétrica fabulosa. Seguiremos em direção ao Morro do Pai Inácio, ícone da região com seus 1.160 m de altitude, onde poderemos contemplar o mais belo pôr-do-sol, considerado o cartão postal da Chapada Diamantina.

Distância percorrida a pé: 5 km
Distância percorrida de carro: 150 km
Nível: 1 Leve
Duração: O dia Inteiro
Saída de Lençóis: 08h30
Retorno para Lençóis: previsão 18h30

Segundo Dia - Cachoeira da Fumaça e Riachinho

Sairemos da cidade de Lençóis pela BR 242 em direção ao Vale do Capão, onde acessaremos a trilha de 6 km até o topo da Cachoeira da Fumaça. Os primeiros dois quilômetros serão íngremes e após a subida a caminhada continua por um campo rupestre repleto de bromélias, cactos e orquídeas. Andaremos cerca de 4 km pelos Gerais e chegaremos ao mirante do Vale da Fumaça. A 380 m de altura no meio da natureza exuberante do Vale do Capão, contemplaremos a vista mais espetacular da Chapada Diamantina. Retornaremos pelo mesmo caminho e seguiremos de carro já em direção à Cachoeira do Riachinho para um banho relaxante. Voltaremos de carro a Lençóis.

Distância percorrida a pé: 12 km

Distância percorrida de carro: 150 km

Nível: 4 Avançado

Duração: O dia inteiro

Saindo de Lençóis: 08h

Retorno para Lençóis: 18h30

Terceiro Dia - Poço azul e Cachoeira do Mosquito

Sairemos da cidade de Lençóis pela BR 242 em direção à região sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina onde iremos conhecer um dos seus mais fascinantes pontos turísticos, o Poço Azul.  Este é uma gruta alagada onde é permitido tomar banho nas águas azuis tendo a sensação de estar em um grande aquário natural chegando a 25 metros de profundidade.

Neste local foram encontrados fósseis de animais pré-históricos primitivos como, por exemplo, o famoso e maior fóssil de bicho Preguiça Gigante, o Tigre Dente-de-Sabre e entre outros.

Apos a visitaçao do Poço Azul, seguiremos em direção à Fazenda Santo Antônio, que abriga a maravilhosa Cachoeira do Mosquito. Em seguida, a pé faremos a trilha até a cachoeira por um percurso sem dificuldades que dura aproximadamente meia hora. Embora seja uma trilha curta, destacamos que ela é intensa em virtude de ser em declive e, principalmente na volta, por ser uma subida bastante acentuada.

Após o banho relaxante, retornaremos a Lençóis.

Distância percorrida a pé: 5 km
Distância percorrida de carro: 200 km
Nível: 2 Moderado
Duração: Dia completo
Saindo de Lençóis: 08h00
Retorno para Lençóis: previsão 18h30

INCLUSO: Transporte. Guia local. Lanche de trilha. Taxas de entrada nos atrativos. Seguro pessoal

Todos os passeios podem sofrer alterações devido ao clima como também podem ser adaptados às necessidades.

Caso você esteja só, nós da Diamantina Native Guide nos ocupamos de formar grupos.
Contate-nos para maiores informações caso queira fazer passeio privativo.

Solicite sua reserva AGORA mesmo!