Vegetação Chapada Diamantina

February 15, 2019

Campo rupestre

A vegetação predominante do Parque Nacional da Chapada Diamantina é de campo rupestre, considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo. Ela possui uma riqueza de espécies comparável à Mata Atlântica e superior à encontrada na Floresta Amazônica.

Nela, vivem centenas de tipos de plantas e mais de 60 espécies de animais endêmicos, além de cerca de 120 tipos de orquídeas, inúmeras bromélias, cactos e begônias.

 

 

As plantas desse biomas necessitam de muitas adaptações particulares para garantir a sobrevivência nas serras, devido as grandes variações de altitudes e temperaturas, altos níveis de insolação, bruscas mudanças da umidade do ar e do solo, além de um solo pobre e arenoso entre os afloramentos da rocha. As orquídeas e cactos, por exemplo, tem tecidos suculentos para armazenar água nas folhas ou no caule.

 

 

Os cactos conseguem evitar a perda excessiva de água por meio da redução da superfície de transpiração, transformando folhas em espinhos. Nas bromélias, as bases de suas folhas formam uma calha para coletar e armazenar água.

 

 

Onde encontrar campos rupestres? Morro do Pai Inácio, topo da Cachoeira da Fumaça e demais picos de morros.

 

Campos Gerais

 

Os solos dos campos gerais são ácidos, por isso possuem baixa fertilidade, o que limita o crescimento de árvores e arbustos.

 

Muitas áreas dessa vegetação podem ser chamadas de “artificiais”, pois é resultado do empobrecimento das matas que sofrem com o fogo e o desmatamento.

 

 

Apesar disso, é possível encontrar algumas plantas nesse ambiente, como as orquídeas e as flores sempre-vivas, flor símbolo da região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onde encontrar campos gerais? Gerais do Rio Preto e Gerais do Rio Vieira, que ficam na trilha do Vale do Pati.

 

 

Cerrado

Essa vegetação é típica da região Centro-Oeste do Brasil e ocorre isoladamente da Chapada Diamantina.

 

As árvores características desse ambiente são jatobá, murici, barbatimão e ferreiro.

 

 

 

 

 

Onde encontrar Cerrado? Apos o povoado de Campos de São João, em Palmeiras, no sentido Lençóis – Seabra.

 

Capitinga

Muitas espécies comuns da capitinga ocorrem também na restinga, vegetação típica do litoral. Entre as plantas que mais se destacam estão mangabeira, feijão-preto, tiborna, aderno e canela-de-ema.

Onde encontrar capitinga? Caminho entre Lençóis e Remanso.

 

Caatinga

Esse é um bioma típico do clima semiárido do Nordeste brasileiro e cobre cerca de 70% do território da Chapada Diamantina.

 

A vegetação é dominada por árvores e arbustos espinhosos, cujas folhas caem na estacão seca, parecendo que estão mortas.

 

A maior variedade é de plantas leguminosas, como caatingueira e unha-de-gato. Também são comuns plantas suculentas, principalmente cactos, como facheiro, cabeça-de-frade e quipá.

 

Onde encontrar caatinga? Região das grutas de Iraquara: Lapa Doce, Pratinha e Torrinha.

 

Florestas (mata ciliar, de planalto, de encostas e pluvionebulares)

São constituídas por árvores de meio e grande porte, que variam de 15 metros a 30 metros de altura e estão sempre verdes.

Nessas áreas, são encontradas árvores típicas da Mata Atlântica, como o palmiteiro.

 

 

 

 

 

 

 

Onde encontrar florestas? Parque Nacional de Muritiba (Lençóis), Cachoeiras do Mosquito (Lençóis) Vale do Capão e Vale do Pati.

 

Brejos

São áreas pantanosas com plantas adaptadas aos baixos índices de oxigênio do solo. Suas folhas se enchem de ar para levar oxigênio ate as raízes, permitindo que ela fique na superfície da água, como boia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onde encontrar brejos? Marimbus é a maior a´área de brejo da região, localizada na bacia do Rio Santo Antônio, entre Lençóis e Andaraí.

 

 

https://www.diamantinanativeguides.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Welcome to Chapada Diamantina

January 15, 2019

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
LOGO Diamantina Native Guide white.png
WHATSAPP_2.png

55 (75) 99917-5448

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • TripAdvisor - Círculo Branco

55 (75) 99901-7289

Copyright © 2019 por Diamantina Native Guides - Todos os Direitos Reservados