Lençóis, um encontro de magia e mistério.

As 1° descobertas de diamante foram em 1840. Os aventureiros desceram o altiplano de Mucugê, Paraguaçu, mineraram a área de Andaraí e por fim descobriram os poços ricos de Lençóis, uns dos contrafortes da serra do Sincorá.


Começa a fluência da imensa massa de garimpeiros e quando a comunidade é levada a categoria de Vila, chega ao local grandes famílias de lustres da Mantiqueira das Minas Gerais do litoral.


Alí se fundiram, se misturaram, se amalgamaram e por fim quando se definem as áreas politicas, criaram seus partidos políticos. Tem inicio ao processo do Coronelismo e do Jagunço.


O garimpeiro era jagunço. O jagunço era o garimpeiro.

"Os capangueiros iam para Europa, traziam de lá a moda,a literatura, os costumes e ate as armas de fogo. Traziam tudo" Prof. Walfrido Morais.

"Quando Horácio de Mattos invade Lençóis, a famíia Sáa e as famílias ilustres que gravitavam entorno da família Sáa, deixam Lençóis e Horácio de Mattos domina a cidade. O governo do Estado entra em panico e Horácio pede intervenção Federal na Bahia. O interventor chega em Salvador e não manda tropas para se bater com Horácio na Chapada Dimantina.

Corta as comunicações e propõe a ele um tratado de paz.


Horácio de Mattos ficou com domínio da região, com direito a ser nomeado delegado nacional e podia armar, desarmar, prender, etc.

Depois da prisão e o assassinato de Horácio de Mattos em Salvador, ninguém quis mais ficar na Chapada Diamantina."Prof. Walfrido Morais.

Diante a dificuldade de se extrair o diamante, visto que o cascalho antes visível na superfície dos rios, já não era encontrado mais com a mesma facilidade, demandando assim maior esforço e com a descoberta do diamante no sur da Africa, caindo o preço desse na Europa, a cidade de Lençóis deixa de ser o ponto alvo diamantífero e os habitantes começam a migrar para outros polos de desenvolvimento. Uns em busca da aventura garimpeira, outros para São Paulo.

A imagem de Nosso Senhor Dos Passos, Padroeiro dos garimpeiros, foi trazida de Portugal em 1852.

A festividade se realiza no período do 24 de janeiro ao 2 de fevereiro, com novenos e alvoradas acompanhadas pela filarmônica lira popular.

Lençóis mantem vivas raras tradições culturais e uno dos mais ricos acervos de manifestação folclórica e religiosa.

Aqui a natureza e a cultura se casam muito bem,

#Jarê #Religião #ChapadaDiamantina #Natureza #Rezado #Cultura #Tradição #Cidadehistórica #Lençóis #Patrimônio #Diamante #Garimpo #HoráciodeMattos

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
LOGO Diamantina Native Guide white.png
WHATSAPP_2.png

55 (75) 99917-5448

55 (75) 99901-7289

Copyright © 2019 por Diamantina Native Guides - Todos os Direitos Reservados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • TripAdvisor - Círculo Branco