Trekking - Cachoeira do Mixila e Palmital

Atualmente a Cachoeira do Mixila é um dos mais belos trekkings da Chapada Diamantina, com diversas opções de banho no trajeto além das tocas, aquedutos e construções antigas feitas por garimpeiros nos tempos áureos do garimpo de diamantes.  Para conhecê-la precisaremos pernoitar em acampamento, desfrutando de uma noite agradável com vista de um céu estrelado numa atmosfera mágica. 

Distância percorrida a pé: 33 km
Distância percorrida de carro: 9 km.
Nível: 4 Avançado
Duração: 60 horas
Saindo de Lençóis: 08h 
Retorno para Lençóis: 18h

check 2 days.png

ITINERÁRIO

Primeiro Dia - Cachoeira do Poção, Cachoeira do Mixila.

O primeiro trecho da trilha é entre Lençóis e a comunidade Capivara e pode ser feito em veículo 4x4, moto ou a pé. Este trajeto, conhecido por Trilha do Garimpo tem 9 km aproximadamente.


 Começaremos a trilha subindo a Serra do Bode, uma subida íngreme de aproximadamente 50 minutos, contemplando a região dos Marimbus e o Rio São José. Durante o percurso será possível também avistar ruínas, tocas e construções antigas do garimpo. 


Seguiremos numa caminhada plana por um antigo rêgo do garimpo até a Cachoeira do Poção, lugar onde acamparemos. Após a refeição e um belo banho de cachoeira, retomaremos a caminhada, deixando as mochilas no acampamento, rumo à Cachoeira do Mixila.

O trecho a seguir é fascinante. Andaremos de pedra em pedra num cânion estreito com paredes forradas de musgo e vegetação intocada. Será necessário atravessar dois poços a nado até alcançar a Cachoeira do Mixila. A volta será pelo mesmo caminho em direção ao nosso acampamento para jantar e pernoitar.
 

Distância percorrida a pé: 14 km
Distância percorrida de carro: 9 km
Duração: 7 horas 
Nível esforço: 05 Extremo

Segundo Dia - Cachoeira do Capivari, Cachoeira do Palmital.

Após delicioso café da manhã no acampamento, iniciaremos a trilha em direção a Cachoeira do Capivari, que possui quase 50 metros de altura. Visitaremos a cachoeira por cima podendo avistar o encontro de três famosos vales: Vale do Capivari, Vale do Capivara e o Vale da Muriçoca. 


Desceremos durante 20 minutos uma ladeira íngreme para contemplar a Cachoeira do Capivari de frente. Após um banho renovador no poço da cachoeira, desceremos uma ladeira íngreme durante 40 minutos ate chegar ao encontro do rio Capivara com o rio Muriçoca, onde faremos um lanche e tomaremos um banho refrescante. Continuaremos a caminhada durante mais 2 horas rumo à bela Cachoeira do Palmital, onde montaremos nosso acampamento. A Cachoeira do Palmital é um lugar magnífico que conta com uma piscina natural envolta de uma parede de musgos criando um cenário completamente único. 

Distância percorrida a pé: 9 km        
Duração: 5 horas de caminhada
Nível esforço: 5 Extremo

Terceiro Dia - Cachoeira do Capivara, mirante da Toca da Onça, Ribeirão do Meio.

Após delicioso café da manhã, desceremos uma descida íngreme de aproximadamente 40 minutos rumo a Cachoeira do Capivara. Onde tomaremos um belo banho numa atmosfera relaxante e retornaremos para o acampamento para pegar nossas mochilas. Continuaremos em direção ao Ribeirão do Meio e após uma hora de caminhada chegaremos à Toca da Onça. Aqui desfrutaremos de um maravilhoso visual do Vale do Capivara e Vale da Muriçoca. Andaremos por mais uma hora até a Serra do Veneno.  Após uma hora de descida chegaremos ao Ribeirão do Meio, famoso por seu tobogã natural que é diversão garantida nesse trecho final da nossa trilha. Os últimos quilômetros de volta se estendem por uma trilha arborizada e relativamente plana até a cidade de Lençóis.

Distância percorrida a pé: 10 km        
Duração: 5 horas de caminhada
Nível esforço: 5 Extremo

INCLUSO: Transporte. Guia local. Alimentação completa (Café da Manhã, Lanche de trilha e Jantar). Equipamento de camping (Barraca, Isolante térmico, saco de dormir). Seguro pessoal.

O que levar?

•    Bota de trekking ou tênis
•    Uma garrafa de 1 litro e meio de água
•    Lanterna
•    Capa de chuva
•    Sandália de trekking ou havaiana
•    Remédio de uso pessoal
•    Mochila (mínimo 45 litros)
•    Toalha leve
•    Casaco leve
•    Boné ou chapéu
•    Óculos de sol
•    Protetor solar 
•    Repelente
•    Câmera 
•    Camisa manga longa
•    Calça para caminhada

Todos os passeios podem sofrer alterações devido ao clima como também podem ser adaptados às necessidades.

Caso você esteja só, nós da Diamantina Native Guide nos ocupamos de formar grupos.
Contate-nos para maiores informações caso queira fazer passeio privativo.

Solicite sua reserva AGORA mesmo!

LOGO Diamantina Native Guide white.png
WHATSAPP_2.png

55 (75) 99917-5448

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • TripAdvisor - Círculo Branco

55 (75) 99901-7289

Copyright © 2019 por Diamantina Native Guides - Todos os Direitos Reservados