
DNG Extreme Trekking - Cachoeira da Fumaça por baixo e Cachoeira do Mixila
Nesse trekking você conhecerá: Cachoeira do Poção, Cachoeira do Mixila. Cachoeira do Capivari, Cachoeira do Palmital. Toca do Macaco, Cachoeira da Fumaça por Baixo. Poço do Santuário, Cachoeira da Fumaça por cima.


A aventura mais completa para quem gosta de caminhadas extremas dentro da mata intocada. Visitaremos cachoeiras enormes e iremos interagir com a natureza mais pura da Chapada Diamantina.
Chegar na cachoeira do Mixila é uma experiência inigualável. Atravessaremos cânions gigantescos e nadaremos alguns metros dentro de poços de águas geladas para finalmente encontrar esta joia no final do cânion.
A Cachoeira da Fumaça, com quase 400 metros de altura é a segunda cachoeira mais alta do Brasil. Visitar a cachoeira por baixo é imprescindível para quem deseja submergir-se numa aventura fantástica na natureza selvagem. No longo do trekking é possível avistar diversos biomas como cerrados, campos rupestres e mata atlântica assim como cachoeiras e imponentes visuais.
É necessário um ótimo condicionamento físico, pois andaremos cerca de 50 km durante 4 dias. Indicamos este trekking para aqueles que buscam aventurar-se no meio da natureza exuberante da mão dos guias mais experientes com alto conhecimento da região.
Distância percorrida a pé: 47 km
Distância percorrida de carro: 80 km
Nível: 5 Extremo
Duração: 84 horas
Saindo de Lençóis: 07h30
Retorno para Lençóis: 18h





INCLUSO: Transporte. Guia local. Alimentação completa (Café da Manhã, Lanche de trilha e Jantar). Equipamento de camping (Barraca, Isolante térmico, saco de dormir). Seguro pessoal.





ITINERÁRIO
Primeiro Dia - Cachoeira do Poção, Cachoeira do Mixila.
O primeiro trecho da trilha é entre Lençóis e a comunidade Capivara e pode ser feito em veículo 4x4, moto ou a pé. Este trajeto, conhecido por Trilha do Garimpo tem 9 km aproximadamente.
Começaremos a trilha subindo a Serra do Bode, uma subida íngreme de aproximadamente 50 minutos, contemplando a região dos Marimbus e o Rio São José. Durante o percurso será possível também avistar ruínas, tocas e construções antigas do garimpo.
Seguiremos numa caminhada plana por um antigo rêgo do garimpo até a Cachoeira do Poção, lugar onde acamparemos. Após a refeição e um belo banho de cachoeira, retomaremos a caminhada, deixando as mochilas no acampamento, rumo à Cachoeira do Mixila.
O trecho a seguir é fascinante. Andaremos de pedra em pedra num cânion estreito com paredes forradas de musgo e vegetação intocada. Será necessário atravessar dois poços a nado até alcançar a Cachoeira do Mixila. A volta será pelo mesmo caminho em direção ao nosso acampamento para jantar e pernoitar.
Distância percorrida a pé: 14 km
Distância percorrida de carro: 9 km
Duração: 7 horas de caminhada
Nível esforço: 5 Extremo





Segundo Dia - Cachoeira do Capivari, Cachoeira do Palmital.
Após delicioso café da manhã no acampamento, iniciaremos a trilha em direção a Cachoeira do Capivari, que possui quase 50 metros de altura. Visitaremos a cachoeira por cima podendo avistar o encontro de três famosos vales: Vale do Capivari, Vale do Capivara e o Vale da Muriçoca.
Desceremos durante 20 minutos uma ladeira íngreme para contemplar a Cachoeira do Capivari de frente. Após um banho renovador no poço da cachoeira, desceremos uma ladeira íngreme durante 40 minutos ate chegar ao encontro do rio Capivara com o rio Muriçoca, onde faremos um lanche e tomaremos um banho refrescante.
Continuaremos a caminhada durante mais 2 horas rumo à bela Cachoeira do Palmital. A Cachoeira do Palmital é um lugar magnífico que conta com uma piscina natural envolta de uma parede de musgos criando um cenário completamente único. Continuaremos rumo a Cachoeira do Capivara onde montaremos nosso acampamento e tomaremos um banho relaxante na bela cachoeira.
Distância percorrida a pé: 9 km
Duração: 5 horas de caminhada
Nível esforço: 5 Extremo




Terceiro Dia - Toca do Macaco, Fumaça por Baixo.
Após o delicioso café de manhã subiremos ate a Toca do Macaco, onde deixaremos nossas mochilas. Seguiremos por mais 2 horas por uma trilha dentro do cânion da Fumaça. O cânion é fechado, úmido, cheio de árvores, palmeiras e samambaias. Os paredões em volta erguem-se por quatrocentos metros e o poço da cachoeira tem as águas mais frias e escuras do Parque Nacional da Chapada Diamantina. A imensidão do lugar e a sensação de pequenez são indescritíveis. Após o banho retornaremos pelo mesmo caminho ate a Toca do Macaco, onde pernoitaremos.
Distância percorrida a pé: 12 km
Duração: 5 horas de caminhada
Nível esforço: 5 Extremo




Quarto Dia - Poço do Santuário, Cachoeira da Fumaça por cima.
Após o delicioso café de amanhã, subiremos a Serra do Macaco. A trilha é uma subida íngreme de 2 horas e meia. Chegando ao topo da montanha, faremos uma parada no Poço do Santuário para se refrescar. Continuaremos a caminhada por mais 1 hora e meia e chegaremos à Cachoeira da Fumaça por cima a quase 400 metros de altura. Momento onde observaremos do alto nossa fabulosa travessia. Um visual fantástico de um dos vales mais profundo e incrível da Chapada Diamantina. Após a visitação continuaremos por mais 2 horas ate o vale do capão e retornaremos de carro para a cidade de Lençóis.
Distância percorrida a pé: 12 km
Distância percorrida de carro: 80 km
Duração: 6 horas de caminhada
Nível esforço: difícil



