Trekking - Vale do Pati

check 3 days.png
check 4 days.png
check 5 days.png

OBSERVAÇÃO: Entrada pelo Beco do Guiné – Saída por Andaraí 

No coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Vale do Pati abriga dezenas de atrativos que criam um universo mágico. Cachoeiras gigantes, montanhas fabulosas, grutas e mirantes com cenários incríveis fazem com que o Vale do Pati seja a travessia mais linda do Brasil.


Em meio á grandeza do Vale, chegaremos aos quase 1500 m, passaremos por platôs, gerais, vales escarpados, cerrado e resquícios da Mata Atlântica. Teremos a oportunidade de trocar experiências com os nativos, anfitriões singulares do lugar além do prazer e paz de estar longe da cidade em uma jornada de autoconhecimento onde percebemos que a magnitude da natureza também habita em nós.

Distância percorrida a pé: 60 km
Distância percorrida de carro: 200 km
Nível esforço: 4 Avançado
Duração: 108 horas
Saindo de Lençóis: 07h

INCLUSO: Transporte. Guia local. Alimentação completa (Café da Manhã, Lanche de trilha e Jantar). Hospedagem em casa de nativo. Seguro pessoal.

ITINERÁRIO

Primeiro Dia - Entrada pelo Beco do Guiné, passando pelo Rio Preto, Mirante do Vale do Paty, descida da rampa, Cachoeira do Lajedo, Cachoeira do Funil, pernoite na Igrejinha.

Partiremos de Lençóis de carro por duas horas em direção ao povoado do Guine. Acesso mais fácil para o vale do Pati. Começaremos subindo pelo morro do beco uma subida leve de aproximadamente 50 minutos com uma vista espetacular até chega nos gerais do rio preto. Caminharemos por mais 30 minutos até o Rio Preto, onde faremos uma pausa para lanche e banho. Continuaremos por mais 50 minutos de caminhada e chegaremos ao mirante do Vale do Paty, lugar perfeito para fotografar e contemplar a fabulosa paisagem. Após desceremos a Rampa por 1 hora até a Igrejinha. Deixaremos nossas mochilas e continuaremos numa caminhada de 50 minutos pelo leito do rio rumo a cachoeira do lajedo e cachoeira do funil, lugar perfeito para tomar um banho relaxante. Após o banho retornaremos para a Igrejinha para saborear uma deliciosa janta e pernoitar. 

Distância percorrida a pé: 12 km
Distância percorrida de carro: 85 km
Duração: 6 horas de caminhada
Nível esforço: 05 Extremo

Segundo Dia - Cachoeirão por cima passando pelos gerais do rio preto; pernoite em casa de Dona Lea.

Após o café da manhã seguiremos rumo ao Cachoeirão por cima, numa caminhada de 2 horas e meia sobre os Gerais do Rio Preto. Durante o trajeto uma fileira de morros surpreende no horizonte criando um cenário natural perfeito. Deixamos para atrás os Gerais do rio preto e nos adentraremos numa pequena floresta que nos leva direto a um dos mirantes do Cachoeirão. Com sua imponência de quase 300m de altura, convida para a contemplação dos mais bonitos visuais no Vale do Paty. Após o lanche, retornaremos pelo mesmo caminho e seguiremos para a próxima casa onde iremos pernoitar. A casa de Dona Lea. 

Distância percorrida a pé: 16 km
Duração: 6 horas de caminhada
Nível esforço: 5 Extremo

Terceiro DiaMorro do Castelo, Poço das arvores, pernoite na prefeitura. 

Despertaremos num cenário maravilhoso na frente de nosso destino, o Morro do Castelo. Após o café partiremos sem mochilas numa caminhada de 20 minutos, até o começo da subida. Agora a trilha é uma subida constante e bem íngreme de 50 minutos aproximadamente. Chegaremos à Gruta do Castelo, onde faremos uma travessia de 300 m para sair no topo do Morro, com uma vista panorâmica espetacular a 1500 m de altitude.  Um do visual mais incrível do Pati!


Retornaremos pelo mesmo caminho e é hora de colocar nossas mochilas nas costas para continuar rumo a nosso próximo ponto de apoio, a Prefeitura do Vale do Pati. Deixamos nossas mochilas e seguiremos numa caminhada leve de 20 minutos ate o Poço das Arvores, uma corredeira com várias quedas d’água que formam uma grande piscina natural. Tomaremos um banho revigorante com uma vista esplêndida para o Morro do Castelo em pleno entardecer. Voltaremos para a Prefeitura para jantar e pernoita.

Distância percorrida a pé: 10 km
Duração: 5 horas de caminhada
Nível esforço: 5 Extremo

Quarto Dia - Cachoeira do Calixto, Pernoite na casa de Dona Linda

Após o café do amanhã, seguiremos em direção á Cachoeira do Calixto. Atravessaremos uma das partes mais verdes e preservada da Chapada Diamantina, até o leito do Rio da Lapinha onde se encontra a cachoeira do Calixto, um dos poucos lugares da Chapada diamantina com resquício de Mata Atlântica. 
Faremos uma parada para um belo banho e lanche, após retornaremos pelo mesmo caminho. Pegamos nossas mochilas e continuaremos em direção para a casa de dona linda onde iremos pernoitar.

Distância percorrida a pé: 11km
Duração: 4 horas de caminhada
Nível esforço: 5 Extremo

Quinto Dia - Subida da Ladeira do Império, Despedida do Vale, Poço Azul. Retorno a Lençóis.

Após um delicioso café da amanhã, começaremos nossa saída do Vale. O próximo desafio será a Ladeira do Império, uma subida íngreme de aproximadamente duas horas. Durante a caminhada seremos surpresos por incríveis visuais como o do vale do Cachoeirão e do Morro do Castelo. Chegando ao topo da montanha, faremos uma pequena pausa e em seguida iremos descer a Serra do Ramalho com visual incrível do mini pantanal da Chapada Diamantina. Após duas horas de descida chegaremos na cidade de Andaraí.

 
Deixamos para atrás o vale do pati, com as mochilas leves e os corações cheios de saudade. Agora de carro nos dirigiremos a nosso próximo atrativo, o fabuloso Poço Azul. Uma gruta alagada onde é permitido tomar banho nas águas azuis tendo a sensação de estar em um grande aquário natural. 


Após o tradicional almoço em restaurante do local, retornaremos a Lençóis.

Distância percorrida a pé: 12 km
Distância percorrida de carro: 120 km
Duração: 5 horas de caminhada
Nível esforço: 5 Extremo

O que levar?

•    Bota de trekking ou tênis
•    Uma garrafa de 1 litro e meio de água
•    Lanterna
•    Capa de chuva
•    Sandália de trekking ou havaiana
•    Remédio de uso pessoal
•    Mochila (mínimo 45 litros)
•    Toalha leve
•    Casaco leve
•    Boné ou chapéu
•    Óculos de sol
•    Protetor solar 
•    Repelente
•    Câmera 
•    Camisa manga longa
•    Calça para caminhada

Todos os passeios podem sofrer alterações devido ao clima como também podem ser adaptados às necessidades.

Caso você esteja só, nós da Diamantina Native Guide nos ocupamos de formar grupos.
Contate-nos para maiores informações caso queira fazer passeio privativo.

Solicite sua reserva AGORA mesmo!

LOGO Diamantina Native Guide white.png
WHATSAPP_2.png

55 (75) 99917-5448

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • TripAdvisor - Círculo Branco

55 (75) 99901-7289

Copyright © 2019 por Diamantina Native Guides - Todos os Direitos Reservados