Trekking 3 dias - Cachoeira da Fumaça por baixo

A Cachoeira da Fumaça está entre os mais belos cenários da Chapada Diamantina e é a segunda mais alta do Brasil com 380 m de queda. Visitar a cachoeira por baixo é uma experiência imprescindível para quem deseja submergir-se numa aventura fantástica na natureza selvagem. No longo do trekking é possível avistar diversos biomas como cerrados, campos rupestres e mata atlântica assim como cachoeiras e imponentes visuais.

Distância percorrida a pé: 36 km
Distância percorrida de carro: 80 km
Nível: 4 Avançado
Duração: 3 dias, 2 noite (60 horas)
Saindo de Lençóis: 08h
Retorno para Lençóis: 18h

ITINERÁRIO

Primeiro Dia - Cachoeira do Palmital, mirante Toca da Onça, Cachoeira do Capivara.

Começaremos a caminhada de aproximadamente 3 km desde Lençóis ate o Ribeirão do Meio. Em seguida subiremos a Serra do Veneno, uma subida íngreme entre rochas até chegarmos numa área plana conhecida como Platô do Senhor Anísio. No platô teremos um momento para contemplar a cidade de Lençóis desde o alto da montanha. Continuaremos andando por aproximadamente duas horas em direção à Toca da Onça, de onde já será possível visualizar a Cachoeira do Capivari, o Vale do Rio Capivara e o Vale da Muriçoca.  Após o lanche, seguiremos por uma descida sinuosa de uma hora e meia aproximadamente até a Cachoeira do Palmital.
A Cachoeira do Palmital é um magnífico lugar que conta com uma piscina natural envolta de uma parede de musgos criando um cenário completamente único. Continuaremos rumo a Cachoeira do Capivara onde montaremos nosso acampamento e  tomaremos um banho relaxante na bela cachoeira.

Duração: 5 horas de caminhada
Nivel esforço: 5 Extremo

Segundo Dia - Toca do Macaco com Fumaça por Baixo.

Após o delicioso café de manhã subiremos ate a Toca do Macaco, onde deixaremos nossas mochilas. Seguiremos por mais 2 horas por uma trilha dentro do cânion da Fumaça. O cânion é fechado, úmido, cheio de árvores, palmeiras e samambaias. Os paredões em volta erguem-se por quatrocentos metros e o poço da cachoeira tem as águas mais frias e escuras do Parque Nacional da Chapada Diamantina. A imensidão do lugar e a sensação de pequenez são indescritíveis. Após o banho retornaremos pelo mesmo caminho ate a Toca do Macaco, onde pernoitaremos.

Duração: 5 horas de caminhada
Nivel esforço: 5 Extremo

Terceiro Dia - Poço do Santuário e Cachoeira da Fumaça por cima.

Após o delicioso café de amanhã, subiremos a Serra do Macaco. A trilha é uma subida íngreme de 2 horas e meia. Chegando ao topo da montanha, faremos uma parada no Poço do Santuário para se refrescar. Continuaremos a caminhada por mais 1 hora e meia e chegaremos à Cachoeira da Fumaça por cima, momento onde observaremos do alto nossa fabulosa travessia. Um visual fantástico de um dos vales mais profundo e incrível da Chapada Diamantina. Após a visitação continuaremos por mais 2 horas ate o vale do capão e retornaremos de carro para a cidade de Lençóis.

Duração: 6 horas de caminhada

O que levar?

•    Bota de trekking ou tênis
•    Uma garrafa de 1 litro e meio de água
•    Lanterna
•    Capa de chuva
•    Sandália de trekking ou havaiana
•    Remédio de uso pessoal
•    Mochila (mínimo 45 litros)
•    Toalha leve
•    Câmera
•    Camisa manga longa
•    Calça para caminhada

Todos os passeios podem sofrer alterações devido ao clima como também podem ser adaptados às necessidades.

Caso você esteja só, nós da Diamantina Native Guide nos ocupamos de formar grupos.
Contate-nos para maiores informações caso queira fazer passeio privativo.

Solicite sua reserva AGORA mesmo!