Trekking - Vale do Pati

OBSERVAÇÃO: Entrada pelo Beco do Guiné – Saída pelo Alexo, Guiné

No coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Vale do Pati abriga dezenas de atrativos que criam um universo mágico. Cachoeiras gigantes, montanhas fabulosas, grutas e mirantes com cenários incríveis fazem com que o Vale do Pati seja a travessia mais linda do Brasil.

Em meio a grandeza do Vale, chegaremos aos quase 1500m, passaremos por platôs, gerais, vales escarpados, cerrado e resquícios da Mata Atlântica. Teremos a oportunidade de trocar experiências com os nativos, anfitriões singulares do lugar além do prazer e paz de estar longe da cidade em uma jornada de autoconhecimento onde percebemos que a magnitude da natureza também habita em nós.

Distância percorrida a pé: 52 km
Distância percorrida de carro: 170 km
Nível esforço: 5 Avançado
Saindo de Lençóis: 07 30 h

check 3 days.png
check 4 days.png
check 5 days.png

ITINERÁRIO

Primeiro Dia - Entrada pelo Beco do Guiné, Mirante do Vale do Paty, pernoite em casa de Dona Raquel.

Partiremos de Lençóis de carro por duas horas em direção ao povoado do Guiné. Começamos subindo aproximadamente 50 minutos com uma vista espetacular até chegar nos gerais do rio preto. Caminharemos por mais 30 minutos até o Rio Preto, onde faremos uma pausa para lanche e banho. Continuaremos por mais 50 minutos de caminhada e chegaremos ao mirante do Vale do Paty, lugar perfeito para fotografar e contemplar a fabulosa paisagem. Após o próximo destino será a casa de Dona Raquel, para saborear uma deliciosa janta e pernoite.

Distância percorrida a pé: 14 km

Distância percorrida de carro: 85 km

Nível esforço: 4 intermediário

Segundo Dia - Morro do Castelo, Cachoeira do Funil e Cachoeira do Lajedo. Pernoite na Igrejinha.

Após o café partiremos rumo ao Morro do Castelo, sem mochilas. A trilha é uma subida constante e bem íngreme de 50 minutos aproximadamente. Chegaremos à Gruta do Castelo, onde faremos uma travessia de 300 m para sair no topo do Morro, com uma vista panorâmica espetacular a 1500 m de altitude. O visual mais incrível do Vale do Paty.

Retornamos pelo mesmo caminho, pegamos as mochilas e é hora de tomar um banho nas cachoeiras. Tomaremos um banho revigorante e continuamos andando em direção a nosso próximo ponto de apoio, a Igrejinha, para jantar e pernoita.

Distância percorrida a pé: 12 km

Nível esforço: 5 avançado (subida e descida íngreme)

Terceiro Dia - Cachoeirão por cima, passando pelos Gerais do Rio Preto.

Após o café da manhã seguiremos rumo ao Cachoeirão por cima, numa caminhada de 2 horas e meia sobre os Gerais do Rio Preto. Durante o trajeto uma fileira de morros surpreende no horizonte criando um cenário natural perfeito. Deixamos para trás os Gerais do rio preto e nos adentrarmos numa pequena floresta que nos leva direto a um dos mirantes do Cachoeirão. Com sua imponência de quase 300m de altura, convida para a contemplação dos mais bonitos visuais no Vale do Paty.

Após o lanche, retornamos pelo mesmo caminho para a Igrejinha, onde passamos a noite.

Distância percorrida a pé: 16 km

Nível esforço: 4 intermediário

Quarto Dia - Saída do Vale, retorno para Lençóis.

Após o café do amanhã começaremos a saída do Vale do Paty. Subiremos a rampa até chegar no Mirante do Vale e continuaremos em direção ao Alexo, atravessando os Gerais do Rio Preto. Começaremos a descida do Alexo, uma descida íngreme de 30 minutos com um belo visual. Na vila do Guine faremos uma parada para um sorvete ou um açaí e retornaremos para Lençóis.

Distância percorrida a pé: 10 km

Distância percorrida de carro: 85 km

Nível esforço: 4 intermediário

INCLUSO: Transporte. Guia local. Alimentação completa (Café da Manhã, Lanche de trilha e Jantar). Hospedagem em casa de nativo. Seguro pessoal.

O que levar?

•    Bota de trekking ou tênis
•    Uma garrafa de 1 litro e meio de água
•    Lanterna
•    Capa de chuva
•    Sandália de trekking ou havaiana
•    Remédio de uso pessoal
•    Mochila (mínimo 45 litros)
•    Toalha leve
•    Câmera
•    Camisa manga longa
•    Calça para caminhada

Todos os passeios podem sofrer alterações devido ao clima como também podem ser adaptados às necessidades.

Caso você esteja só, nós da Diamantina Native Guide nos ocupamos de formar grupos.
Contate-nos para maiores informações caso queira fazer passeio privativo.

Solicite sua reserva AGORA mesmo!