
Super 2 dias
Primeiro dia:
Poço Azul e Cachoeira do Mosquito. Pernoite em Mucugê.
Segundo dia: Cachoeira do Buracão.
Retorno para Lençóis
Primeiro Dia - Poço Azul e Cachoeira do Mosquito.
A Cachoeira do Mosquito é um grande ecossistema formado a partir de uma nascente que, em queda d’água constante durante todo o ano, comporta fauna e flora exuberantes. Tem a origem de seu nome atribuído à enorme quantidade de pequenos diamantes, chamados de mosquitos na linguagem do garimpo, que lá foram encontrados durante o período de exploração.
Poço Azul certamente irã te surpreender. A combinação das formações rochosas junto com as aguas transparentes e a incidência da luz faz desde roteiro uma experiência mágica.
Sairemos da cidade de Lençóis pela BR 242 em direção à região sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina onde iremos conhecer um dos seus mais fascinantes pontos turísticos, o Poço Azul. Este é uma gruta alagada onde é permitido tomar banho nas águas azuis tendo a sensação de estar em um grande aquário natural chegando a 25 metros de profundidade.
Neste local foram encontrados fósseis de animais pré-históricos primitivos como, por exemplo, o famoso e maior fóssil de bicho Preguiça Gigante, o Tigre Dente-de-Sabre e entre outros.
Após a visitação do Poço Azul, seguiremos em direção à Fazenda Santo Antônio, que abriga a maravilhosa Cachoeira do Mosquito. Em seguida, a pé faremos a trilha até a cachoeira por um percurso sem dificuldades que dura aproximadamente meia hora. Embora seja uma trilha curta, destacamos que ela é intensa em virtude de ser em declive e, principalmente na volta, por ser uma subida bastante acentuada.
Após o banho relaxante, partiremos de carro rumo à cidade de Mucugê, onde passaremos a noite.
Distância percorrida a pé: 5 km
Distância percorrida de carro: 200 km
Nível: 2 Moderado
Duração: Dia completo
Saindo de Lençóis: 08h00
Saindo para Mucugê: previsão 18h30




Segundo Dia - Cachoeira do Buracão.
Situada no extremo sul da chapada diamantina, a cachoeira do buracão, com 85 metros de queda oferece ao visitante uma experiência inigualável. Flutuar entre imponentes cânions de quase 100 metros de altura e sentir a força da agua na base da cachoeira mais imponente da chapada diamantina.
Sairemos de Mucugê em direção ao Parque Natural Municipal do Espelhado, município de Ibicoara, que abriga a majestosa Cachoeira do Buracão. Chegando a Ibicoara, seguiremos de carro por 30 km na estrada de terra até o início do trekking. A trilha até a Cachoeira do Buracão é bem tranquila com terreno bastante plano na maior parte do trajeto e apresenta duas belas cachoeiras, Cachoeira das Orquídeas e a Cachoeira Recanto Verde. Seguiremos descendo pela trilha até chegar às margens do rio, onde começaremos a experiência mais fantástica do dia: flutuar em meio ao um cânion até chegar à tão esperada Cachoeira do Buracão. Depois do banho e contemplação, retomaremos a trilha rumo a um mirante onde poderemos observar a Cachoeira do Buracão por cima. Imersos numa atmosfera mágica, faremos um lanche e voltaremos pelo mesmo caminho para regressar à cidade de Lençóis.
Distância percorrida a pé: 6 km
Distância percorrida de carro: 370 km
Nível: 3 Moderado
Duração: O dia inteiro
Saindo de Mucugê: 08h
Retorno para Lençóis: 19h




INCLUSO: Transporte, guia nativo, taxas de entrada nos atrativos, hospedagem em Mucugê, alimentação: almoço (1º dia), lanche de trilha (2º dia), café da manhã em Mucugê, Seguro pessoal.
ATENÇÃO: Não inclui hospedagem em Lençóis-BA




