top of page

TREKKING VALE DO PATI

Descubra o Vale do Pati! 

Esta travessia é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, encantando os amantes da natureza com suas montanhas, cachoeiras, poços, rios, grutas misteriosas e mirantes de tirar o fôlego. Além da beleza natural, o Vale do Pati oferece uma imersão única na cultura local, pois é habitado por apenas 14 casas, proporcionando uma autêntica experiência com as comunidades locais. Embarque nessa aventura transformadora no coração da Chapada Diamantina.

Vamos te guiar por travessias de 3, 4 ou 5 dias.

Treeking: Vale do Pati

vale do pati

O Vale do Pati

Quando falamos de Vale Pati, estamos tratando de um lugar remoto, onde pouco mais de 14 famílias vivem e recebem os turistas que chegam na região a comunidade local vive do turismo no Vale. É na casa dessas famílias que você irá se hospedar, tomar banho e fazer as refeições (café da manhã e jantar). A estrututa é simples e acolhedora, perfeita para uma boa noite de sono após um longo dia de caminhadas.

Os quartos são compartilhados e oferecem: Roupa de cama, coberta e toalha.

Banheiro compartilhado, chuveiro de água fria.

A energia é solar,  é possível recarregar celulares.

 

Saída e retorno de carro para Lençois, a trilha inicia e finaliza no povoado do Guiné.

Trekking 3 Dias: Vale do Pati

Principais pontos que veremos:

Dia 1: Mirante do Vale do Pati, Cachoeira do Lajedo e do Funil.

Dia 2: Morro do Castelo

Dia 3: Cachoeirão por cima

Duração: 3 dias e 2 noites

Acomodação: 2 noites na casa dos nativos do Vale do Pati em quartos compartilhados.

Distância percorrida a pé: entre 40 a 45km

Distancia de carro: 170km

Nível de dificuldade: Moderado a Avançado

Saída: 7:30h 

Retorno: 18h

DIA 1

Começamos nossa aventura com saída de Lençóis de carro por 2 horas em direção a Guiné, onde inicia o trekking. Ao longo da trilha, subimos os Aleixos, exploramos os Gerais do Rio Preto com pausa para lanche e banho. Após uma caminhada de 50 minutos até o Mirante do Pati, maravilhe-se com a vista do Vale. Continuamos até as cachoeiras do Lajedo e do Funil, ideais para um banho relaxante. Seguimos para a casa local onde vamos pernoitar e desfrutar de um jantar preparado pelos nativos, encerrando o dia sob um céu especial.

Resumo 1º dia:

Distância percorrida a pé: 14km

Distancia percorrida de carro: 75km

Duração: 5 a 6 horas de caminhada

Nível: Moderado a Avançado

Saída de Lençóis: 7:30h 

DIA 2

Começamos o dia com um delicioso café da manhã, seguido de uma subida íngrime até o Morro do Castelo com alguns trechos de “escalaminhada” o cenário do alto da montanha com 1500 metros de altitude é impressionante, atravessamos uma gruta com visual incrível, e os mirantes em si são sensacionais. 

Após o lanche, descemos a montanha em direção a casa local onde seremos recebidos com um jantar reconfortante e uma noite revigorante, cercados pela beleza única do Vale.

Resumo 2º dia:

Distância percorrida a pé: 10km 

Duração: 5 horas

Nível: Moderado a Avançado

DIA 3

Café da manhã reforçado, despedida da casa que nos acolheu, seguimos uma caminhada de 2 horas e meia pelos deslumbrantes Gerais do Rio Preto seguido de uma subida íngreme até o Cachoeirão um imponente cânion com cerca de 320 metros de altura onde se formam mais de 20 quedas d’água na época de chuvas. O cenário é impressionante! Pausa para lanche, banho de rio e hora de começar a caminhada até o Guiné onde terá um transporte esperando o grupo para retornar até Lençóis.

Resumo 3º dia:

Distância percorrida a pé: 20km

Duração: 6 horas

Nível: Moderado a Avançado

Retorno Guiné para Lençóis de carro: 17h 

Nossos pacotes incluem

Guia Nativo

Um guia local experiente estará com você nessa jornada, compartilhando conhecimentos sobre a flora, fauna, história e cultura da região.

Transporte

Transporte de ida e volta. Saída e retorno Lençóis.

Alimentação

Café da manhã e jantar na casa dos nativos.

Lanche de trilha preparado pelo guia local. A culinária regional vai tornar a experiência gastronômica parte integrante da jornada. Adaptamos a diferentes necessidades alimentares, vegetarianos, veganos, entre outros.

Acomodação casa dos locais

Hospedagem na casa dos nativos do Vale do Pati.

Os quartos são compartilhados e oferecem: Roupa de cama, coberta e toalha. Banheiro compartilhado, chuveiro de água fria.

Importante: O itinerário pode ser ajustado de acordo com as condições climáticas ou outras circunstâncias imprevistas para garantir a melhor experiência possível.

O que levar na mochila?

Trilha Fumaça
Cachoeira da Fumaça

Ver outro trekking

bottom of page